Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page



Total de visitas: 434
ADMINISTRAÇÃO NA ATUALIDADE

Podemos perceber até aqui que a Administração constituiu-se de unificações de ideias, de conceitos que, ao longo do tempo, evoluíram e tornaram-se bases para o desenvolvimento desta como ciência.

Não se tem um fundador ou maior pensador da Administração, mas, sim, diversas mentes que, de forma brilhante, tornaram a Administração uma ciência muito respeitada e necessária para o desenvolvimento corporativo e humano.

A Administração é uma Ciência Social Aplicada à Gestão das organizações, sendo a combinação sinérgica de vários saberes, advindos de áreas como a Engenharia, a Psicologia, a Sociologia, a Economia, com as mais variadas influências.

Portanto, administrar é envidar esforços para tomar decisões que levem as organizações ao êxito, envolvendo pessoas, processos, tecnologias e ao meio em que essas organizações estão inseridas.

A evolução da humanidade impacta nas relações sociais de forma cíclica, trazendo mudanças e novos arranjos em diversas áreas da vida, como na família, no trabalho, na tecnologia; e as empresas e os administradores precisam ser flexíveis para acompanhar essa evolução.

Não é difícil perceber que administradores e empresas não apenas reagem às mudanças, mas, também, as provocam, por meio das técnicas e teorias empregadas na gestão ou a partir de lançamentos de novos produtos, alterando os hábitos de consumo que sedimentam a estrutura social.

Peter Drucker é considerado o pai da Administração Moderna. Um dos autores mais influentes do século XX nesta área, por valorizar os modelos de Administração corretos, mas, também, por realizar severas críticas aos modelos que destoavam dos padrões acertados de administrar. 

A Administração, para Drucker (1998), é uma necessidade específica de qualquer empresa, independente do seu porte, segmento e área de atuação. Sendo assim, nenhuma organização poderia funcionar sem a cooperação dos profissionais de Administração, pois o exercício da Administração é diferente do exercício de outras áreas como Medicina e Advocacia.

Muitas empresas começam com um simples e pequeno negócio informal. Com o passar do tempo, estas empresas vão crescendo e esse processo provoca algo mais do que simples mudança nas dimensões do empreendimento. Nessa fase, a empresa já se constituiu como uma organização. Para poder sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, ela necessita de estrutura, de princípios, de comportamento e de trabalho diferenciado, isto é, ela precisa da Administração.