Translate this Page



Total de visitas: 428
A TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

A TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

A teoria sistêmica teve influência da Biologia. Os trabalhos do biólogo Ludwig von Bertalanffy, comparando o funcionamento do corpo humano como um todo com um sistema, contendo, também, subsistemas, como o sistema circulatório, o sistema respiratório e o sistema digestivo ou, como é chamado atualmente, sistema digestório. Esses estudos foram o início da Teoria Geral dos Sistemas (TGS).

Conceito de Sistemas

O sistema pode ser definido como um conjunto de partes que interagem e são interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Dessa forma, podemos afirmar que sistema é um conjunto de elementos interativos e relacionados cada um ao seu ambiente de modo a formar um todo.

Existe uma variedade de sistemas e uma diversidade de tipologias para classificá-los. Apresentamos as seguintes tipologias: Sistemas físicos ou abstratos e Sistemas fechados ou abertos.

Os físicos são compostos de equipamentos, maquinaria, objetos e coisas reais. São denominados hardware. Os abstratos ou conceituais são compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses e ideias. São denominados software.

Nos sistemas fechados as relações entre os componentes do sistema são fixas, automáticas, sem que haja trocas com o ambiente. Já os sistemas abertos interagem com o ambiente, trocando energia e matérias-primas por bens e serviços.

Um sistema é constituído pelos seguintes parâmetros: entrada, saída, processamento, retroação e ambiente, conforme representados na imagem a seguir: